EtnoPET participa de atividade de campo desenvolvida pelas disciplinas de Geografia

EtnoPET participa de atividade de campo desenvolvida pelas disciplinas de Geografia
Entre os dias 11 e 15 de outubro de 2025, o PET Conexões Étnicas (EtnoPET) esteve presente na Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus do Lago de Serpa, localizada em Itacoatiara (AM), para realização de uma atividade em parceria com as turmas de Geografia Agrária e Diagnóstico Socioambiental e Ação Participativa, do departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A parceria entre o Professor Doutor Bruno de Oliveira Rodrigues, tutor do programa de educação tutorial, e o Professor Doutor Tiago Maiká Müller Schwade, professor do departamento de geografia, resultou em uma atividade que contou com a participação de cerca de 40 discentes da UFAM.
Durante o período em que o grupo esteve na comunidade, foram realizadas diversas atividades: roda de conversa, participação na procissão devota a Nossa Senhora Aparecida, entrevistas na comunidade acerca dos serviços públicos na região, visita em hortas e roças, visita e entrevista na Escola Engenheiro Cassiano Secundo, registros e observação do Lago de Serpa e roda de capoeira do Espaço Cultural de Capoeira Raízes de Quilombo.
No dia 12 de outubro pela parte da manhã aconteceu uma roda de conversa com o Professor Doutor Gilson Gil, docente da UFAM de Itacoatiara, e com a professora Silvia Melo Moraes, discente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da UFAM de Manaus. Foram abordados temas de suma importância, como a da participação dos jovens na resistência pelos direitos quilombolas e questões relacionadas à identidade. Além disso, foi um momento de compartilhar histórias dos processos de luta da comunidade.
Já pela parte da tarde, a equipe acompanhou a procissão devota de Nossa Senhora Aparecida, realizada por membros da comunidade, que é predominantemente católica. A procissão saiu da Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada próximo a Associação Quilombola, e percorreu o ramal da comunidade.
A aplicação dos questionários ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro, voltado para os Serviços Públicos oferecidos e regulados pelo poder público, com perguntas sobre educação, saúde, saneamento básico e água e energia. Os discentes foram separados em grupos por toda a comunidade, e dialogaram com os moradores e também com as lideranças, incluindo aqueles que residem às margens do Lago de Serpa.
Foi realizada também uma visita a Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo, onde foi feita uma entrevista acerca do funcionamento, dos materiais usados na escola, o currículo, a relação entre escola e comunidade, formação e percepção dos professores.
No dia 14 de outubro o grupo participou de um momento cultural junto ao Espaço Cultural de Capoeira Raízes de Quilombo, que protagonizou uma roda de capoeira, roda de samba e um momento inédito e singular de compartilhamento de saberes. Entre outras atividades feitas em campo, foram feitos registros do Lago de Serpa, que além de ser fonte inesgotável de beleza natural também é de suma importância para a Comunidade.
![]() |
|
|
|
![]() |
![]() |
|
|
|
![]() |
![]() |
![]() |










Redes Sociais